QUEM PODE TER VARIZES?

As varizes acometem quase 70% das pessoas com menos de 70 anos e, além de prejuízos estéticos, podem causar dor, desconforto e inchaço. Ao mesmo tempo, em longo prazo, elas podem, inclusive, gerar feridas em cerca de 20% dos pacientes e, por serem de difícil cicatrização, acabam prejudicando muito a qualidade de vida do doente.


O principal fator causador de varizes é a predisposição genética, ou seja, a doença é passada de geração em geração. Filhos de pessoas com varizes têm mais tendência de ter a doença. Em seguida, as mulheres são as mais prejudicadas. O motivo são os hormônios femininos que diminuem a força das paredes das veias, deixando os vasos mais fracos. Por isso, reposição hormonal e métodos anticoncepcionais podem causar o aparecimento das varizes antes da hora e de forma mais grave. Mulheres fumantes e que fazem uso da pílula contraceptiva devem ficar ainda mais atentas. O estrogênio, hormônio presente neste medicamento, aumenta a capacidade de formação de coágulos no sangue. E as substâncias tóxicas, presentes no cigarro, são vasodilatadoras. Logo, essa combinação tem alta contribuição para o aparecimento das indesejadas varizes e aumenta o risco de trombose. As pessoas que permanecem longos períodos em pé ou sentadas e que, além disso, colocam a perna para trás da cadeira possuem uma chance maior de desenvolver varizes. Igualmente, a obesidade e o sedentarismo são fatores de risco para esta condição e devem ser tratados o quanto antes, pois também contribuem para outras doenças cardiovasculares.

Qualquer pessoa pode desenvolver varizes, mas certos fatores aumentam o risco:

  • Idade: O envelhecimento enfraquece as válvulas nas veias.
  • Genética: Histórico familiar de varizes aumenta as chances.
  • Gravidez: Aumento do volume sanguíneo e pressão nas veias durante a gravidez.
  • Obesidade: Excesso de peso coloca pressão adicional nas veias.
  • Estilo de vida: Longos períodos em pé ou sentado, e falta de atividade física, podem contribuir para o desenvolvimento de varizes.

Se você tem fatores de risco para varizes, medidas preventivas como o uso de meias de compressão e atividade física regular podem ajudar a reduzir a probabilidade de desenvolvê-las.