A dermatite ocre ocorre devido à hipertensão venosa causada pela Insuficiência Venosa. Devido ao mau funcionamento das veias o sangue fica represado na parte inferior da perna aumentando a pressão local. Isso pode levar a um extravasamento de sangue e acúmulo de um pigmento chamado hemossiderina na pele. Este pigmento contém ferro, e isso leva a uma coloração amarronzada, enegrecida, que aparece principalmente na parte distal da perna, a chamada dermatite ocre ou dermatite de estase. Pessoas que apresentem varizes e estas manchas amarronzadas e escurecidas nas pernas devem consultar um Cirurgião Vascular.
Dermatite ocre é uma condição em que a pele das pernas, especialmente ao redor dos tornozelos, adquire uma coloração marrom-escura. Isso ocorre devido ao acúmulo de sangue nas veias das pernas, levando ao extravasamento de glóbulos vermelhos e à liberação de ferro, que pigmenta a pele.Causas:
É frequentemente associada a insuficiência venosa crônica, onde as veias têm dificuldade em devolver o sangue das pernas para o coração.Tratamento: